A LEITURA AMPLIA O CONHECIMENTO

AUTORA
Professora Eliete Camargo Heirich, 4º ano A

Os alunos 4ºano A, da Escola Municipal do Campo Professora Dolores Mendes Galvão, de Imbituva - Pr, com 18 alunos, desenvolveram atividades de leitura em sala de aula e na biblioteca escolar, a partir de um projeto de leitura para incentivá-los, visto que ao alunos do 4º ano tiveram muitas lacunas na aprendizagem e também dificuldades como leitores, pois foram os que mais tiveram prejuízos com o período pandêmico, pois o 2º e 3º ano foi com atividades remotas, e muitos deles não tiveram acesso as videoaulas on line.

O objetivo do projeto de leitura para os alunos, é mediá-los através de leituras e incentivá-los a melhorar sua interpretação textual, pois cada livro que emprestavam da biblioteca escolar, teriam que contar o que entendeu, onde o fato aconteceu, fazer leituras de imagem, podendo reescrever outra história conforme seu entendimento, observar ilustrações de capa, editora, texto na contra capa, conhecer também sobre a autora , entre outros objetivos específicos.

Alguns livros eram repetidos a leitura, pois quando um colega contava um pouco sobre eles, despertava a curiosidade dos outros. E como vivemos na era tecnológica, onde os smartphones prendem mais atenção das crianças,do que as literatura, tem que usar de criatividade para despertar o interesse por leituras e formação de leitores.

Então sugeri que escolhessem um livro para que pudéssemos trabalhar em forma de representação, onde eles entrassem nos personagem e também retratar o cenário que a história aconteceu, da forma bem simples, como extrapolação para fixar a literatura vivenciada.

Os alunos escolheram o livro “MEU PEQUENO CORAÇÃO PARTIDO, com texto e ilustrações de ELIF YEMENICI, da Editora VIZU.



Para que pudéssemos realizar o objetivo proposto, trouxe a eles o dia em que comemoramos o dia mundial do livro: 29/10, e então durante as ultimas semanas, eles leram, fizeram ilustrações semelhantes as do livro, e também resumo da obra literária, para que pudessem realizar a sugestão de representar, e por a narrativa em prática, logo foi um entusiasmo para eles que se dedicaram em tudo.

Como material concreto, fizeram cartazes com os textos que escreveram a partir da leitura, desenhos, e colocaram no mural da escola, para ilustrar o cenário, fizeram flores, borboletas e contribuíram trazendo objetos de casa para encenar a narrativa, foi registrado o momento da atuação de cada aluno e encerramos com uma canção que completava o tema.


































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ENRIQUECENDO MEU VOCABULÁRIO

Meu lugar no Campo