As Grandes Navegações e a Importância das Especiarias
AUTORA
Professora Michele Cominezi Burnato, quarto ano A
Com o desenvolvimento do conteúdo sobre as Grandes Navegações, um dos temas trabalhados em sala de aula pelos alunos do 4º ano A, onde foram levados a compreender os principais acontecimentos históricos ligados à expansão marítima europeia, com ênfase especial na busca por especiarias como um dos grandes motivadores dessas viagens.
A proposta de trabalho foi iniciada com uma leitura e uso do material didático, em seguida uma roda de conversa, na qual os alunos puderam expressar o que sabiam sobre viagens antigas, mapas, rotas e produtos valiosos do passado. Por fim escrevemos um texto coletivo com as principais explicações no quadro e para estudos.
A atividade prática consistiu na produção de cartazes temáticos, nos quais os estudantes pesquisaram e destacaram as especiarias mais desejadas na época. Alguns alunos também incluíram curiosidades sobre as especiarias e trouxeram uma amostra da mesma.
Com isso realizamos uma atividade sensorial com amostras reais de especiarias, permitindo que os alunos explorassem seus aromas e compreendessem por que eram tão valorizadas no passado. Essa vivência despertou grande interesse e participação ativa.
Durante o processo, foi possível observar que a maioria dos alunos demonstrou bom entendimento dos conteúdos abordados, sendo capaz de explicar, com suas próprias palavras, os motivos das navegações e a importância das especiarias no comércio mundial. O trabalho contribuiu de forma significativa para a construção do conhecimento histórico, estimulando a curiosidade, o trabalho em grupo, a pesquisa e a expressão oral e artística dos alunos.
Professora Michele Cominezi Burnato, quarto ano A
Com o desenvolvimento do conteúdo sobre as Grandes Navegações, um dos temas trabalhados em sala de aula pelos alunos do 4º ano A, onde foram levados a compreender os principais acontecimentos históricos ligados à expansão marítima europeia, com ênfase especial na busca por especiarias como um dos grandes motivadores dessas viagens.
A proposta de trabalho foi iniciada com uma leitura e uso do material didático, em seguida uma roda de conversa, na qual os alunos puderam expressar o que sabiam sobre viagens antigas, mapas, rotas e produtos valiosos do passado. Por fim escrevemos um texto coletivo com as principais explicações no quadro e para estudos.
A atividade prática consistiu na produção de cartazes temáticos, nos quais os estudantes pesquisaram e destacaram as especiarias mais desejadas na época. Alguns alunos também incluíram curiosidades sobre as especiarias e trouxeram uma amostra da mesma.
Com isso realizamos uma atividade sensorial com amostras reais de especiarias, permitindo que os alunos explorassem seus aromas e compreendessem por que eram tão valorizadas no passado. Essa vivência despertou grande interesse e participação ativa.
Durante o processo, foi possível observar que a maioria dos alunos demonstrou bom entendimento dos conteúdos abordados, sendo capaz de explicar, com suas próprias palavras, os motivos das navegações e a importância das especiarias no comércio mundial. O trabalho contribuiu de forma significativa para a construção do conhecimento histórico, estimulando a curiosidade, o trabalho em grupo, a pesquisa e a expressão oral e artística dos alunos.
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