Cordel Literário e Técnica de Isogravura
AUTORA
Professora Michele Cominezi Burnato, quarto ano A
Durante o período de estudo, e o uso da vídeo aula assistida" A riqueza do folclore nacional", a turma do 4º ano desenvolveu atividades relacionadas ao cordel literário, valorizando a cultura popular brasileira e estimulando a leitura, a escrita e a oralidade. As crianças tiveram contato com diferentes folhetos de cordel, identificaram as rimas e a musicalidade presentes nos versos e realizaram leituras coletivas, explorando a riqueza das narrativas.
No campo artístico desenvolvido pela professora Taísa, a turma trabalhou a técnica da isogravura, uma forma de gravura que utiliza recorte, isopor e impressão. Os estudantes aprenderam sobre a importância das ilustrações nos folhetos de cordel, tradicionalmente acompanhados de xilogravuras, e realizaram suas próprias produções. Cada aluno elaborou desenhos relacionados às histórias lidas e aos versos criados, aplicando a técnica para compor imagens que dialogassem com seus textos.
O projeto uniu literatura e artes visuais, possibilitando uma experiência interdisciplinar que ampliou a compreensão dos alunos sobre a cultura nordestina, incentivou a valorização das tradições populares e fortaleceu habilidades de leitura, escrita, expressão oral, coordenação motora e criatividade.
De modo geral, a participação da turma foi bastante positiva, com grande envolvimento nas atividades, entusiasmo nas produções e curiosidade em explorar o universo do cordel e da gravura.
Professora Michele Cominezi Burnato, quarto ano A
Durante o período de estudo, e o uso da vídeo aula assistida" A riqueza do folclore nacional", a turma do 4º ano desenvolveu atividades relacionadas ao cordel literário, valorizando a cultura popular brasileira e estimulando a leitura, a escrita e a oralidade. As crianças tiveram contato com diferentes folhetos de cordel, identificaram as rimas e a musicalidade presentes nos versos e realizaram leituras coletivas, explorando a riqueza das narrativas.
No campo artístico desenvolvido pela professora Taísa, a turma trabalhou a técnica da isogravura, uma forma de gravura que utiliza recorte, isopor e impressão. Os estudantes aprenderam sobre a importância das ilustrações nos folhetos de cordel, tradicionalmente acompanhados de xilogravuras, e realizaram suas próprias produções. Cada aluno elaborou desenhos relacionados às histórias lidas e aos versos criados, aplicando a técnica para compor imagens que dialogassem com seus textos.
O projeto uniu literatura e artes visuais, possibilitando uma experiência interdisciplinar que ampliou a compreensão dos alunos sobre a cultura nordestina, incentivou a valorização das tradições populares e fortaleceu habilidades de leitura, escrita, expressão oral, coordenação motora e criatividade.
De modo geral, a participação da turma foi bastante positiva, com grande envolvimento nas atividades, entusiasmo nas produções e curiosidade em explorar o universo do cordel e da gravura.
Comentários
Postar um comentário