Projeto sobre compostagem

Texto da professora Jane Mocelin

Como se sabe um dos maiores problemas ambientais dos nossos dias é a enorme quantidade de lixo que todos nós produzimos. A compostagem é um processo que permite, não só reduzir a quantidade de resíduos que de outra forma seriam depositados em um aterro sanitário, mas também produzir composto que poderá ser utilizado como adubo.

A compostagem é um processo biológico através do qual microrganismos (fungos e bactérias) e insetos decompõem a matéria orgânica numa substância homogênea, de cor castanha, com aspecto de terra e com cheiro a floresta – o composto. Este processo envolve transformações extremamente complexas de natureza bioquímica, promovidas por milhões de microrganismos do solo que têm na matéria orgânica in natura sua fonte de energia, nutrientes minerais e carbono.


Por essa razão uma pilha de composto não é apenas um monte de lixo orgânico empilhado ou acondicionado em um compartimento. É um modo de fornecer as condições adequadas aos microrganismos para que esses degradem a matéria orgânica e disponibilizem nutrientes para as planta.

Este processo também decorre sem a intervenção humana. Na natureza os restos de animais e vegetais mortos são decompostos e transformados em húmus. No entanto o homem interfere neste processo natural para que a matéria orgânica se decomponha mais rapidamente, nas melhores condições e com os melhores resultados.


A compostagem é um processo muito importante, pois, podemos reciclar os restos de comida e resíduos vegetais de casa, escola, jardim ou horta, que teriam como destino final o aterro sanitário. Ao reciclar esta matéria orgânica é produzido um fertilizante natural que não polui o solo com produtos químicos e serve para as plantas da horta e/ou jardim crescerem saudáveis.


E para conscientizar nossos alunos começamos no inicio do ano a desenvolver esse projeto. 















“PROJETO COMPOSTAGEM NA ESCOLA: UMA FORMA DE RECICLAGEM” 
E aproveitando as informações já adquiridas trabalhamos vários temas durante a semana. Bem como a entrevista com os pais e a partir dessa entrevista foram trabalhados gráficos, tabelas. Foram feitas rodas de discussões para discutir sobre a alimentação saudável, sobre quais alimentos os pais dos alunos cultivam para consumo próprio e foi através dessas informações que fizemos uma tabela e a partir da mesma construímos o gráfico.

PESQUISA COM OS PAIS

Senhores pais ou responsáveis essa pesquisa esta sendo feita para podermos melhorar a compreensão de nossos alunos sobre a importância da sustentabilidade e como estamos trabalhando com o “PROJETO COMPOSTAGEM NA ESCOLA: UMA FORMA DE RECICLAGEM” precisamos de sua ajuda respondendo a estas perguntas. As respostas serão utilizadas somente para estudos em sala de aula.

Contamos com sua compreensão e colaboração desde já agradecemos.

Profª Jane e alunos do 4º e 5º anos.
----
1- Qual é o seu nome e idade?

2- Qual seu endereço?

3- A propriedade que você mora é sua ou de outra pessoa?

4- Você produz algum tipo de alimento em sua propriedade para o consumo seu e de sua família? Se sim quais. Se não por que?

5- Qual o tamanho da sua propriedade?

6- Qual é a produtividade de sua plantação aproximada?

7- As alterações climáticas estão afetando mais as lavouras nos últimos tempos?

8- De que forma você trata o solo, com vistas a melhorar sua fertilidade?

9- Já foi realizada alguma análise de fertilidade do solo?

10- Você precisou desmatar alguma parte de suas terras para ampliar a área de cultivo ou pastagem (no caso da pecuária estar associada à agricultura)?

11- Sua propriedade possui um recurso hídrico natural? Qual?

12- Você utiliza alguma técnica de cultivo baseada na sustentabilidade?

13- É muito difícil migrar da agricultura convencional para uma agricultura de base ecológica? Por que?

14- Existe algum incentivo financeiro por parte do governo que privilegie os agricultores? Que tipo?

15- Ao produzir alimentos para o consumo da família que tipo de adubo é utilizado?

16- Qual destino é dado ao lixo domestico bem como restos de alimentos cascas de frutas e legumes, restos de verduras, borra de café?

17- Você já ouviu falar em adubo orgânico?

18- Você já pensou em utilizar os restos de alimentos, cascas de frutas e legumes, restos de verduras para produzir adubo orgânico e utiliza-lo para melhorar o desenvolvimento das arvores frutíferas e na horta sem necessitar de adubo químico?

19- Como você faz o controle das pragas em sua propriedade? Principalmente na produção de alimentos que a família consome?
----
Dessa entrevista foi aproveitado as informações da pergunta numero 4 e elaborado juntamente com os alunos uma tabela e posteriormente um gráfico. (Você produz algum tipo de alimento em sua propriedade para o consumo seu e de sua família? Se sim quais. Se não por que?)

Como todos produzem pelo menos 2 tipos de alimentos para consumo foi uma atividade bem-sucedida. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A LEITURA AMPLIA O CONHECIMENTO

ENRIQUECENDO MEU VOCABULÁRIO

Apresentação da abertura do JOEM